Nagò Afroindígena

Exposição Imersiva Online

Nagò Contact e grão apresentam: Exposição Imersiva Nagò Afroindígena. Exibição do editorial fotográfico concebido por Laisa Ojulepá  realizado em parceria com a arte de Lumumba Afroindígena; Mpangi acessórios africanos e indígenas; e dez modeles, captados por cinco diferentes perspectivas fotográficas (vide ficha técnica).  

O Projeto Nagò Afroindígena tem como perspectiva central representar de  forma artística uma série de questionamentos, ideologias, filosofias e provocações sobre a libertação  afroindígena brasileira. É o tecer de uma rede cultural como projeto ativista de afirmação da nossa existência. Nagò Afroindígena se manifesta em um curta metragem, a exposição imersiva de duas etapas e o projeto de conclusão de curso do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura Linguagens e Tecnologias aplicadas (BICULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB) cujo tema é “Nagò Contact: Cultura, Identidade Negra e Indígena”.

A Exposição Imersiva Online será a primeira etapa da exibição do editorial fotográfico, disponibilizado aqui, sendo esse o chamado para imergir em si mesmo, estimulando a reflexão sobre o que significa a sua existência e o que tem feito com ela. A proposta é que seja um momento para se concentrar e se permitir navegar, sentindo através da arte o significado de “vida” por quem existe e resiste para cultivá-la. O convite se estende para que num tempo outro e em espaço físico, a presença  diante das obras unidas a elementos, permitam o invocar a si mesmo através da exposição, invitando sua identidade, e questionando como você tem lidado com a sua real natureza. 

Se deixe guiar e tocar por essas perguntas/respostas que ocorrerão a partir do dia quinze de Maio de dois mil e vinte, às vinte e uma horas, no site: graocultivo.com/nago-afroindigena, e construa seu momento para contemplar a exposição.. SENTIR é a senha para acessar.

Ficha Técnica

Concepção: 

Laisa Ojulepá.

Fotografia:

Ailton Fraga

Caíque Montenegro

Ítalo Rodrigues

Lucas Nascimento

Suziane Martins.

Modeles:

Barbara Manuela

Camila Silva

Daniele Souza 

Dum Dum Afolabi

Juliana Santos

Lara Dongo

Malêgo Lalá 

Tiago Lins

Valeska Coelho 

Valéria Oliveira.

Arte Pintura:

Lumumba Afroindígena.

Cabelo e Acessórios:

Mpangi e Nagò Contact.

Apoio:

Dumdum Afolabi

Foto & Síntese Estúdio

Programa de Educação Tutorial (PET / UFRB).

 

Trilha Sonora:

Playlist “Grão Nagò” via Spotify - disponível em: <https://open.spotify.com/playlist/79k3v77ejSBdrGGd6PbrtV?si=HOLIP_T2RGWR4psgqdwlxA>

Canções e Intérpretes:

“Aggayú III” por Abbilona

“Aguyjevete” por Katu Mirim

“Cauê (Nativos Originais)” por BiD, BNegão, Dada Yute

“Homage to the Land” (álbum completo) por Akae Beka

“Ijimere Sogigun” (álbum completo) por Yusufu Olatunji 

“Mundo Líquido” por Maria Gadú e Povo Guajajara

“Nande Reko Arandu” (álbum completo) por Memória Viva Guarani 

“Odduaremú” por Olorún e Lázaro Ros

“Oro Seco de Tambor a Ochún”; “Oro Seco de Tambor a Yemayá”; “Orun de los Tambores Bata”; “Toques del Rezo de Eleggua” por Lázaro Ros

“Um Índio” por Caetano Veloso.

 

Curadoria: 

Laisa Ojulepá e grão.

©2019 por grão. Orgulhosamente criado com Wix.com