Nagò Afroindígena

Exposição Imersiva Online

Nagò Contact e grão apresentam: Exposição Imersiva Nagò Afroindígena. Exibição do editorial fotográfico concebido por Laisa Ojulepá  realizado em parceria com a arte de Lumumba Afroindígena; Mpangi acessórios africanos e indígenas; e dez modeles, captados por cinco diferentes perspectivas fotográficas (vide ficha técnica).  

O Projeto Nagò Afroindígena tem como perspectiva central representar de  forma artística uma série de questionamentos, ideologias, filosofias e provocações sobre a libertação  afroindígena brasileira. É o tecer de uma rede cultural como projeto ativista de afirmação da nossa existência. Nagò Afroindígena se manifesta em um curta metragem, a exposição imersiva de duas etapas e o projeto de conclusão de curso do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura Linguagens e Tecnologias aplicadas (BICULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB) cujo tema é “Nagò Contact: Cultura, Identidade Negra e Indígena”.

A Exposição Imersiva Online será a primeira etapa da exibição do editorial fotográfico, disponibilizado aqui, sendo esse o chamado para imergir em si mesmo, estimulando a reflexão sobre o que significa a sua existência e o que tem feito com ela. A proposta é que seja um momento para se concentrar e se permitir navegar, sentindo através da arte o significado de “vida” por quem existe e resiste para cultivá-la. O convite se estende para que num tempo outro e em espaço físico, a presença  diante das obras unidas a elementos, permitam o invocar a si mesmo através da exposição, invitando sua identidade, e questionando como você tem lidado com a sua real natureza. 

Se deixe guiar e tocar por essas perguntas/respostas que ocorrerão a partir do dia quinze de Maio de dois mil e vinte, às vinte e uma horas, no site: graocultivo.com/nago-afroindigena, e construa seu momento para contemplar a exposição.. SENTIR é a senha para acessar.

Ficha Técnica

Concepção: 

Laisa Ojulepá.

Fotografia:

Ailton Fraga

Caíque Montenegro

Ítalo Rodrigues

Lucas Nascimento

Suziane Martins.

Modeles:

Barbara Manuela

Camila Silva

Daniele Souza 

Dum Dum Afolabi

Juliana Santos

Lara Dongo

Malêgo Lalá 

Tiago Lins

Valeska Coelho 

Valéria Oliveira.

Arte Pintura:

Lumumba Afroindígena.

Cabelo e Acessórios:

Mpangi e Nagò Contact.

Apoio:

Dumdum Afolabi

Foto & Síntese Estúdio

Programa de Educação Tutorial (PET / UFRB).

 

Trilha Sonora:

Playlist “Grão Nagò” via Spotify - disponível em: <https://open.spotify.com/playlist/79k3v77ejSBdrGGd6PbrtV?si=HOLIP_T2RGWR4psgqdwlxA>

 

Curadoria: 

Laisa Ojulepá e grão.